Resenha do livro " Esmeralda "




   Oi pessoal, tudo bem? Hoje vou falar sobre o livro Esmeralda da Zibia Gaspareto.
   
  Gente!! Esse livro é maravilhoso!! Uma história fantástica, que eu ameii!!!
  Esta é uma daquelas histórias em que os protagonistas te prendem do inicio ao fim. Com seus dramas, seus amores, sonhos, desilusões e até na vida cotidiana mesmo.
   Aprendemos com o livro Esmeralda, um pouco da cultura cigana, que as vezes é tão mal vista e má interpretada por alguns. Um povo cheio de vida, que ama suas raízes e sua gente. Juntos eles se tornam uma sociedade particular, com suas leis, seus deveres, suas festas.
  E foi em uma dessas festas, na praça de Valença em 1812, que Esmeralda, a cigana mais atraente e cobiçada de seu povo, se apaixona.
 Rodopiando entre os pares que dançavam, a jovem e bela cigana parecia que tinha asas. Leve e fogosa, conquistava os homens por sua beleza morena, seus lindos olhos verdes e sua dança hipnotizante.
  Assim que Dom Carlos, fidalgo jovem, bonito, mulherengo e rico, a viu, se apaixonou loucamente, mesmo achando que tudo não passaria apenas de mais uma conquista (mero engano, rs).
  Juntos, dançaram por duas, três, quatro horas! Até que certa altura da madrugada, Carlos não mais se conteve, e a levou para um local deserto e, no campo ermo, à luz das estrelas, amaram-se loucamente.


"Carlos olhou-a nos olhos sem poder falar. Jamais sentira tanta emoção por mulher alguma. Parecia-lhe vibrar a cada momento só com a proximidade dela..."
"Ela fechou os olhos, sentiu o calor de seus beijos, suas carícias, sua força e cedeu..."
"E os dois permaneceram abraçados, coração batendo descompassado frente à violência do sentimento impetuoso e forte que brotara neles..."



 Só depois que os primeiros raios de sol surgiram, é que ele pôde deixá-la, com a promessa de que voltaria e a seguiria para sempre com seu povo .
 E conforme prometerá, Dom Carlos regressa para os braços da amada, levando poucos pertences, deixando a família pensar que ele iria a casa de amigos fidalgos passar longos dias. Vivendo em um mundo cigano, ele aprende um pouco dos seus costumes e faz amigos. Mas as diferenças culturais sempre falam mais alto, quando ainda se está preso as raízes.
  Assim, Esmeralda e Carlos vivem tentando fazer com que o amor fale mais alto.
 Mas o destino dos dois não pode ser traçado apenas com beijos e carinhos, e precisam enfrentar as diferenças para serem livres juntos.
  Carlos, ciumento em demasia, quer fazer de Esmeralda senhora "fidalga" de sua vida e leva-la para viver em seu castelo.
  Esmeralda, mulher forte, decidida e tempestuosa, não aceita deixar sua vida livre para viver somente com o homem que ama.


"...Esmeralda é livre. Não pode obrigar Esmeralda a nada. É bom que saiba. Se quiser me perder, tente me segurar. Ninguém diz o que Esmeralda deve fazer."


 Uma história onde os acontecimentos são colocados entre passado e presente.  Amor, alegria, amizade, dor, vingança, ódio, esperança. Todos os sentimentos são colocados juntos neste livro. 
 Carlos e Esmeralda, junto com outros personagens que surgem ao longo da história travam uma vida de escolhas. Sempre buscando a felicidade. Mas nem sempre nossas escolhas são totalmente regadas a alegrias. 
 No decorrer de nossos caminhos escolhidos, sempre deixamos tristezas em algum lugar, porque não podemos ter tudo ao mesmo tempo.
 Será que Carlos e Esmeralda, mesmo amando tanto e desejando tanto, conseguirão através de suas escolhas, encontrar forças através do amor para serem guiados juntos para a felicidade?
 Uma bela história, onde nos deparamos com vários acontecimentos inesperados e surpreendentes.
   
O que me fez ler "Esmeralda" tantas vezes?

Bem, é um dos meus livros favoritos. Então, se eu citar suas qualidades vou precisar de muitas e muitas linhas dessa postagem para descrevê-lo! Mas posso dizer que é um romance marcante, que mudou muito minha forma de pensar em relação à vida, a nós seres humanos. Depois da primeira leitura de "Esmeralda", pude enxergar com mais clareza a grandeza de Deus, nosso criador, e compreendi o quanto devemos ser gratos a ele pelo dom da vida, de poder desfrutar da natureza que ele nos presenteou.


Bom meus amores, para vocês que adoram ler romances como eu, eu super recomendo esse livro.



Beijos e até o próximo post tchau!!! ❤❤❤❤❤

8 comentários:

  1. Muito legal seu post bem explicado gostei

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha do livro e confesso que fiquei bem curiosa para ler esse romance, adoro romances.

    Até o próximo post.

    ResponderExcluir
  4. Também fiquei super curiosa para ler! Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  5. Super interessante esse livro...,Big Amei

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha, muito bem feita. Livros de romance são os primeiros da minha lista sempre. Fiquei curiosa para saber se no fim eles ficam juntos devido tantas diferenças e impedimentos.

    ResponderExcluir